sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Radio Jovem Pan

18/12/09 - 08h56
Publicado Por: Gabriel Mandel

Aécio Neves abre mão de buscar a Presidência

Governador mineiro retira pré-candidatura e deixa caminho no PSDB livre para José Serra

Aécio Neves abre mão de buscar a Presidência

ROBSON FERNANDJES/AGÊNCIA ESTADO/AE


Download - Podcast
O governador mineiro Aécio Neves anunciou que desistiu da pré-candidatura à Presidência da República, lamentando a falta de prévias eleitorais no PSDB. Ele disputava com José Serra a indicação dos tucanos para concorrer às eleições de 2010, e afirmou que não vai desistir da luta pela construção da social democracia brasileira.


Aécio Neves convocou a imprensa e leu uma declaração, defendendo outro modelo para a indicação de candidatos do PSDB. Já o governador de São Paulo distribuiu nota onde exalta o despreendimento do correligionário de Minas Gerais. Após acentuar que Aécio Neves possui condições para ocupar qualquer cargo na República, José Serra destacou a afinidade entre ambos.


O mandatário paulista enfatizou que, juntamente com o governador de Minas, continuará a luta por um país melhor, unido e progressista. Para Fábio Vanderlei Reys, cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais, a decisão de Aécio Neves favorece Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia Política da Unicamp, lamentou que os tucanos tenham perdido a oportunidade de realizar prévias partidárias, aproveitando para condenar o distanciamento entre cúpulas e as bases, antes de defender maior democratização dos partidos políticos no Brasil.


O professor Roberto Romano sublinhou que os tucanos perderam o tempo correto de apresentar sua candidatura à sucessão presidencial, considerando porém positivo para as pretensões do partido a definição inevitável de um candidato à Presidência da República nos próximos dias.