segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Falta muito pouco para o petismo se transformar em fascismo. Aí vai o mais odioso preconceito.

Mercadante sobre Ciro: “Ele pegou o pau de arara na direção errada”

Publicado por Adriana Vandoni em 21/12/2009 às 17:34 hs. Acompanhe as respostas pelo RSS 2.0.

Blog do Fernando Rodrigues

Senador petista fala em PE e insulta pré-candidato do PSB a presidente

Governador Eduardo Campos só terá apoio de Lula se apoiar Dilma

É a típica situação de um paulista falando no Nordeste sem entender a conjuntura local –e exalando preconceito. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo Lula no Senado, deu uma entrevista veiculada hoje (21.dez.2009) na Rádio Jornal, de Recife (PE) (aqui, o áudio com 1 minuto e 58 segundos de duração). Em um trecho de sua fala, o petista disse que o melhor seria o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ficar fora da disputa presidencial, optando por concorrer ao governo de São Paulo. Ao ponderar que não faz diferença o fato de Gomes ter feito carreira no Ceará, Mercadante fez a seguinte declaração:

“Dizem: ‘Ele não é de São Paulo’. Não. Ele nasceu em Pindamonhangaba [145 km a Nordeste de São Paulo], só que ele pegou o pau de arara na direção errada. Um monte de gente veio para São Paulo e ele foi para lá [Ceará]”.

Pode ter sido um ato falho, mas Mercadante falou de maneira depreciativa e preconceituosa sobre a saída da família de Ciro Gomes de São Paulo em direção ao Ceará. Esse foi o entendimento geral entre vários políticos pernambucanos ouvidos pelo blog. Ir do Nordeste para São Paulo é a “direção correta”. Ir de São Paulo para o Nordeste é ir na “direção errada”.

Antes de fazer a declaração sobre “o pau de arara na direção errada” de Ciro Gomes (aliás, um erro factual, pois o hoje deputado era uma criança e apenas acompanhou sua família que se mudou para o Nordeste), Mercadante também deu sua opinião sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. Hoje, o governador local é Eduardo Campos, do PSB, um aliado de primeira hora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Campos quer disputar a reeleição. Para Mercadante, seria necessário haver um escambo na disputa pernambucana:

“O Eduardo Campos vai ter uma disputa muito difícil em Pernambuco. Muito importante. Qual é o fator que pode, seguramente, ser decisivo para a vitória dele? Lula. É o Lula na campanha dele. Olha, é ele na campanha da Dilma e o Lula na campanha dele. Eu acho que esse é o fator decisivo para ele se reeleger. O Lula em Pernambuco tem mais de 90% de apoio do povo. Então, é fundamental para ele na disputa… que é o apoio do Lula. Eu acho que, portanto, vai, sim, caminhar para um acordo nacional com o PSB”.

Ou seja, para ter o apoio de Lula em sua reeleição em Pernambuco, o governador Eduardo Campos teria necessariamente de apoiar a candidatura de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. Ato contínuo, Campos –que é o presidente nacional do PSB– teria de eliminar a candidatura de Ciro Gomes a presidente. Pelo menos, esse é tom impositivo sugerido por Mercadante.

Essas declarações de Mercadante mostram como ainda haverá muitos solavancos na composição de coalizões regionais para 2010. E como às vezes falta ao PT sensibilidade para discutir suas alianças.

P.S.: ouvido pelo blog a respeito de suas declarações à Rádio Jornal, Mercadante disse: “Pegaram minhas frases e editaram. O que eu disse foi que o Ciro tem todo o direito de ser candidato, mas ele faz parte do nosso campo. Acho que deveríamos estar no mesmo palanque”. Sobre a frase “pau de arara na direção errada”, o petista explicou: “Não tenho preconceito. O que eu quis dizer foi direção contrária, não errada. Mais de 30 milhões de nordestinos vieram para o Sudeste. A família do Ciro fez o caminho oposto, contrário. Não há nenhum preconceito. Eu estava defendendo o direito dele [Ciro] de ser candidato ao governo de São Paulo”.