segunda-feira, 26 de outubro de 2009

IHU-Unisinos

26/10/2009
Ex-primaz anglicano considera ''imperdoável'' a atitude de Roma

O ex-primaz da Igreja da Inglaterra, George Carey, ex-arcebispo de Canterbury, criticou o Papa Bento XVI por não avisar com tempo a respeito da disposição do Vaticano para acolher clérigos anglicanos na Igreja Católica.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada no sítio Religión Digital, 24-10-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Em declarações publicadas pelo jornal inglês The Times, Carey considera "imperdoável" que a Santa Sé tenha avisado seu sucessor e atual primaz da Igreja da Inglaterra, Rowan Williams, só duas semanas antes da oferta de unidade.


"Acredito que, nesta época, é imperdoável que Roma decida fazer isso (emitir a normativa especial para acolher os anglicanos) sem consultar" Williams, indicou o ex-arcebispo.


"Se o que ouvi está correto, que Williams foi informado só há duas semanas, então me sinto horrorizado",afirmou o antigo líder eclesial. Em sua opinião, o atual arcebispo de Canterbury, que visitará o Papa no próximo mês, deveria "expressar seu descontentamento com esse processo".


Porém, Carey deu "boas-vindas muito cautelosas" à iniciativa do Vaticano, pois há clérigos anglicanos que não veem futuro algum na Igreja da Inglaterra por causa de sua oposição à ordenação de mulheres como bispas. A esse grupo detrator, pertencem cerca de 600 sacerdotes da associação anglicana Forward in Faith, simpatizante do catolicismo, que se reuniu neste fim de semana em Londres para analisar a oferta do Papa.


Por sua parte, o bispo anglicano emérito de Kitgum (Uganda), Mcleord Baker Ochola, considerou "fantástico" o anúncio realizado pelo Vaticano segundo o qual o Papa Bento XVI aprovou uma constituição apostólica - disposição de nível muito alto - para acolher os anglicanos que assim o desejarem na Igreja Católica. Baker Ochola fez essas declarações na segunda jornada do Congresso Internacional de Mística, intitulado "A força espiritual da África", substituindo a religiosa e assistente social Margaret Beriwu, cuja conferência sobre as mulheres refugiadas e as meninas-soldado da África foi transferida para esta segunda-feira.


Com relação à decisão do Vaticano, o bispo emérito ugandês expressou seu desejo de que "as pessoas sejam felizes", e isso envolve o fato de que "os súditos anglicanos são mais felizes sendo católicos", isso lhe parece "fantástico". Nesse sentido, disse não estar de acordo com "certas coisas da Igreja moderna anglicana", cuja visão sobre a homossexualidade ele não compartilha.


Perguntado sobre a impossibilidade de que ele mesmo passe a pertencer à Igreja Católica, Mcleord Baker Ochola disse: "Os demais são livres para fazer o que quiserem, mas eu vou ser anglicano". Nesse contexto, ele considera essa decisão um "passo positivo", já que "a humanidade é uma, e Deus é um". Foi por isso que ele perguntou "qual é o problema de que todos se reúnam" e considerou o passo como "fantástico".


Perguntado se muito anglicanos darão esse passo, ele disse não poder falar pelos demais, mas pensa que "sim, porque isso já está acontecendo", levando-se em consideração que "as pessoas vão rezar nas igrejas que lhe agradem, e isso está bem para todo mundo".

Para ler mais: