terça-feira, 28 de julho de 2009

Uma perfeita manifestação de preconceito, racismo, e que está sendo investigado.

Terça-Feira, 28 de Julho de 2009

28/07/2009 - 18h08

Danilo Gentili, do CQC, acusado de preconceito

Thomas Pires

Agredido há menos de um mês por seguranças do senador José Sarney, o repórter Danilo Gentili – do programa humorístico CQC – , voltou ao noticiário. Desta vez como investigado. Segundo informa a assessoria de imprensa do Ministério Público Federal de São Paulo, o jornalista deverá dar explicações sobre um post considerado preconceituoso na rede de microblogs, o Twitter.

Leia: Seguranças de Sarney agridem repórter do CQC

A mensagem de Gentili foi encaminhada ao Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do MP, que vai apurar se houve ou não racismo. O comentário faz uma piada a jogadores de futebol. "King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?". O material foi postado pelo repórter na madrugada do último sábado (25/7).

Alguns minutos após escrever o "tweet", Gentili tentou se justificar no microblog."Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?", argumentou.

O caso será encaminhado ao grupo de combate a crimes cibernéticos no MP. Até o fim desta tarde, ainda não havia sido determinado o procurador responsável pelo caso. De acordo com a assessoria de imprensa, o nome deverá ser anunciado nesta quarta-feira (29/7).