terça-feira, 21 de julho de 2009

Correio Braziliense....os fascistas da UNE.

Universitários de todo o país deixam rastro de sujeira nas escolas públicas

Erika Klingl

Publicação: 21/07/2009 08:11 Atualização: 21/07/2009 10:37


Garrafas de bebidas alcoólicas, preservativos, drogas e muito lixo. Nada disso combina com escola. Mas, a uma semana do retorno das aulas, foi esse o cenário encontrado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal nos 10 centros de ensino usados pelos mais de 6 mil universitários que ficaram hospedados na cidade em virtude do Congresso da União Nacional dos Estudantes (1)(UNE), entre quarta-feira da semana passada e domingo. “A gente viu uns jovens tomando banho na horta das crianças e eles ainda fizeram as necessidades em cima das plantações”, lamentou a diretora do Centro de Ensino Fundamental 01, do Lago Norte, Claudia Regina Justino Fernandes.

 - (Gustavo Moreno/CB/D.A Press )


A horta tinha sido preparada em seis meses de trabalho com os alunos de 1ª a 6ª série do ensino fundamental. E agora, de acordo com Cláudia, com a volta às aulas, o monitor responsável pela horta, Leandro Nunes, vai ter que replantar tudo. “Não podemos permitir que as crianças comam as verduras nem mexam na terra contaminada”, completa. Cláudia conta ainda que esse foi apenas um dos problemas da presença dos estudantes na escola. “Esperávamos 400 alunos e vieram mais de 600. Muitos tomaram banhos nus no pátio da escola e constrangeram os funcionários e vizinhos. Além disso, nunca vi tanta sujeira. E a escola estava pronta para a volta às aulas”, lamenta.

Problema semelhante ocorreu na Escola Classe do Varjão. Lá, estudam crianças de cinco a 12 anos. “Foi uma pena ver tudo sujo e alguns projetos danificados. As plantas do Ciência em Foco, por exemplo, foram todas destruídas”, conta o servidor administrativo Éder da Silva. Ele chegou a chamar os coordenadores da escola quando notou que havia consumo de drogas no ambiente. “Escola não é para isso”, completa.

 - (Gustavo Moreno/CB/D.A Press )

“Isso ocorreu em todas as escolas que eles usaram. Foi lamentável e preocupante porque deu para ver que eles não valorizam o patrimônio público”, observa a funcionária da Regional de Ensino de Brasília responsável pela acomodação dos alunos da UNE, Isabelmille Costa Militão Carneiro. De acordo com ela, a secretaria esperava receber 4 mil alunos e, no decorrer do congresso, mais de 6 mil foram alojados. “Além disso, no termo de compromisso assinado pela entidade, havia a determinação de que eles providenciariam toda a estrutura, inclusive banheiros químicos e chuveiros, e que devolveriam as escolas do mesmo jeito que encontraram”, afirma.
Não foi o que ocorreu, por exemplo, no Setor Leste, na Asa Sul. Lá, os alunos também tomaram banho de mangueira nus no pátio para surpresa da diretora, Ana Lúcia Marques. Ela chegou a chamar a polícia por causa da baderna.

Do lado dos estudantes, também existe um mar de críticas. Nos quatro dias em Brasília, os universitários reclamaram da falta de luz e de água em muitos alojamentos. Um grupo chegou a fazer vaquinha para contratar um eletricista. “A gente esperava mais estrutura”, lamenta Carolina Brandão, 19 anos, que veio de Belo Horizonte como observadora. “Minha prima se inscreveu como delegada e eu vim acompanhando, mas achei meio bagunçado.”

Diretora de Universidades Pagas da Executiva da UNE, Débora Pereira explica que o congresso foi muito representativo e que os problemas não podem ser suficientes para diminuir a importância do evento. “Fizemos tudo o que pudemos, mas enfrentamos problemas como todos os movimentos sociais, inclusive financeiros”, explica. “Exatamente por isso, algumas coisas ficaram pendentes. De qualquer forma, os estudantes estão acostumados com dificuldades.” Quanto à bagunça nas escolas, Débora é realista: “Somos todos jovens.”

De acordo com a secretária-adjunta de Educação do DF, Eunice Santos, o departamento jurídico da secretaria está preparando uma notificação judicial para cobrar da UNE os prejuízos e as contas de água e luz das escolas nos dias do congresso. “A gente aceitou um pedido da UNE, intermediado pelo Ministério da Educação, de receber os alunos, até porque somos da área de educação, mas estamos todos desiludidos.”


1 - 10 MIL PESSOAS
O 51º Congresso da UNE aconteceu em Brasília, entre os dias 15 a 19 de julho, e reuniu cerca de 10 mil pessoas, sendo mais de 5 mil delegados com direito a voto, eleitos em 92% das instituições de ensino superior do Brasil

O número
6 mil
Total de alunos no congresso realizado entre quarta-feira da semana passada e domingo


Eu acho

 - ()


“A gente fica triste quando vê que os jovens que deveriam valorizar a educação tratam escolas desse jeito. Ainda mais os colégios públicos de alunos que têm tanta dificuldade para estudar”

Cristina Alves Lopes, servidora da Secretaria de Educação

Esta matéria tem: (21) comentários

Autor: Anderson Silva
Como cobrar dos estudantes respeito ao patrimônio público se seus representantes políticos não o fazem?. Esqueceram-se do Senado?. Esqueceram-se do uso da piscina do Palácio da Alvorada por amiguinhos do filho do APEDEUTA?. Esse país É UMA LÁSTIMA!.

Autor: Anderson Silva
Isso ai é uma vergonha. São um bando de selvagens. A UNE tem que ser responsabilizada cível e criminalmente por esse lastimável episódio. Que os safados voltem agora e se responsabilizem pela limpeza das escolas.

Autor: Kelly Melo
Alguem comentou e assino embaixo:União Nacional dos Vândalos-UNV.Fazem a porcaria e deixam para os servidores da Secretaria de Educação limparem-literalmente.Um vergonha!

Autor: Thiago lopes
se dependermos desses ai estamos Ferrados.....quero ver algum menbro da UNE falar alguma coisa sobre o acontecido...e viva os Jovem rsrsrs

Autor: Antonio Veras
Quer dizer que a desculpa para o vandalismo hoje é ser jovem? Que vergonha. Deviam mudar de UNE para UNV, União Nacional de Vândalos. Neste momento deve haver muitos deles lendo esta matéria e rindo.

Autor: Roberto
Se são esses que farão o futuro da nação, então estamos mau. Não é à toa que foi daí que saíram nossos atuais "líderes" políticos, diariamente envolvidos em sujeiras. Já estavam acostumados a deixar sujeira por onde passavam. Só continuaram a fazer o que aprenderam a fazer melhor!

Autor: Edmar Moreira
Essas atitudes envergonham o país! Quem são esses universitários que dizem lutar pelos interesses dos estudantes? Após a afirmação de "somos jovens" da colega Débora justificando o ocorrido, fica claro que há muito tempo a UNE não é formada por pessoas interessadas pela melhoria da educação! VERGONHA

Autor: Ronildo Oliveira
LIMITES!!! Não ensinaram a esses jovens que pra tudo há limites, essa geração não tem noção de direitos e obrigações. A explicação de que isso aconteceu porque são jovens não justifica o vandalismo, mas explica uma parte da falta de ordem: Falta equilíbrio até nos seus líderes. Lamentável.

Autor: André Farias
Esse Brasil é do contrario mesmo, enquanto os riquinhos que não estão nem ai para nada, fazem zona e ainda tem patrocinio doGoverno para fazer algazarras e ainda tomam as vagas dos universitarios pobres. O Pobre rala para pagar uma universidade Particular e ainda tem o dever de ficar calado.

Autor: André Farias
Eu tenho é medo desses futuros profissionais, se eles conseguirem ser.....pois promovendo cenas vandalismo e falta de educação como essas, o diploma vai ser entregue a eles em vão.

Autor: Alessandro Nascimento
Infelizmente a juventude não quer melhorias... Realmente, serão a catrastofe do futuro do nosso Pais.

Autor: Thiago lopes
Mais isso tudo que aconteceu não e novidade para ninguem...simplismente O MEC não quer enchergar como a educação do Brasil está jogada as m....

Autor: Thania Priscila Bonifacio
%u201CSomos todos jovens.%u201D ou "Somos todos idiotas"? Eu sou jovem, universitária também, assim como todos os meus amigos, e não fazemos essa nojeira, não temos esse comportamento ridículo e indefensável.

Autor: Thania Priscila Bonifacio
Esse é o perfil dos universitários do Brasil. Agora, quando esses universitários forem pessoas formadas, que tipo de profissionais eles serão? Dá até medo.

Autor: Maurício C Barros
A UNE deve ser responsabilizada civil e penalmente, já que até drogas foram usadas nas dependências das escolas. Como organizadora do evento, que supostamente defenderia causas nobres relacionadas, ironicamente, à educação, é solidariamente responsável pela conduta dos congressistas.

Autor: Maurício C Barros
Jovem tem salvo-conduto para destruir o patrimônio público? E essa é uma dirigente, que provavelmente seguirá a carreira política. Gravem o nome dela: Débora Pereira. Ela poderá ser mais uma das repetidoras dos comportamentos sujos que temos que, ordeiramente, admitir nesse país vergonhoso!

Autor: Dailer Pinheiro Costa
Universitários é a condição em que se encontram. Eu não creio que devamos generalizar. O que se apresenta é ação de vândalos (maioria infelismente) que normalmente decorre da falta de ocupação. Pobre Brasil, que os terão como teus dirigentes!!! Depois não entendem porque o Brasil importa lixo.

Autor: Ismael Santos
Que o Estado cobre da UNE os prejuízos causados. Eles não reivindicam aquilo que querem como por exemplo o passe livre para estudantes? Agora é hora de serem cobrados. Que paguem o prejuízo. É sempre assim essa juventude transviada sem limites. Isso é o futuro do país?

Autor: Marcelo Rodrigues
Lamentável a posição da representante da UNE em justificar a baderna, desorganização e depredação das escolas por apenas "serem jovens". Nada justifica tal ato, principalmente se eles lutam por boa educação e principalmente para outros alunos, sejam maiores ou não. Tristeza.

Autor: Gustavo Sá
Isso é que dá, tentar apoiar esse bando de universitários imundos e sem educação

Autor: alexandre vanazzi
Vergonha a falta de educaçao. Vergonha a falta de consciencia. Vergonha a falta de raciocinio. Vergonha a falta de orientaçao. Vergonha a falta de estrutura. Vergonha a falta de Civilidade.... Perdoai-os Pai pois nao sabem oque fazem !!!