segunda-feira, 22 de junho de 2009

Aviso aos amigos (e por que não, inimigos...) de Curitiba


Dia 24 de junho, quarta feira, estarei em Curitiba para um debate sobre a situação nacional, com análises da política brasileira e demais assuntos da atualidade. O encontro promete.
RR

Gazeta do Povo

Um bate papo cheio de conteúdo.

Poder acima do bem e do mal. Político pode tudo?

  • Este é o tema da próxima edição do Papo Universitário, que acontece no dia 24 de junho, no Teatro Paiol. Faça agora mesmo sua inscrição e participe desta discussão!
  • - Como fiscalizar o trabalho dos políticos?
  • - Que responsabilidades eles têm com a sociedade?
  • - Pode um deputado se lixar para a opinião pública?
  • - Exemplo não vem de cima?
  • - Político merece foro privilegiado?
  • - Como separar a vida privada do trabalho parlamentar
Convidados
Roberto Romano

Professor Titular da Unicamp e Presidente do Grupo de Trabalho nomeado pela Reitoria da Universidade providenciar estudos e ações visando a instalação do Curso de Direito. Na Unicamp também já atuou como Vice-Diretor, Fac. Educação, foi Membro Titular da CADI (Comissão de Avaliação e Desenvolvimento Institucional), Membro do Conselho Universitário, representante dos Professores Titulares e Presidente da Comissão de Perícias da Unicamp Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, pós-graduado pela USP e também pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris onde concluiu seu doutorado. É autor de diversos livros e artigos cujo tema principal é Política.

René Ariel Dotti

Professor Titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná e de Direito Processual Penal no curso de pós-graduação da UFPR. É também Coordenador Didático do Curso de Especialização em Advocacia Criminal da Faculdade Cândido Mendes Paraná. Advogado. Professor convidado da Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Atua nas áreas de Direito Administrativo, Direito Civil (compreendendo Direito de Família), Direito Eleitoral e Direito Penal. É vice-Presidente do Comitê Científico da Associação Internacional de Direito Penal, presidente do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP – Brasil), presidente de Honra para o Brasil do Instituto Panamericano de Política Criminal – IPAN, Membro da Sociedade Mexicana de Criminologia e Sócio Benemérito do Instituto dos Advogados do Paraná. Possui várias obras publicadas, em sua maioria sobre Direito Penal e artigos publicados no Brasil e no exterior, onde também realizou diversas conferências. Também é co-autor de anteprojetos de lei sobre código penal. Já foi membro do Conselho Diretor do Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente, Ex-Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Ex-Magistrado do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Ex-Secretário de Estado da Cultura.

Luciana Veiga

Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciência Política, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Comunicação Política e Opinião Pública - Doxa/IUPERJ. Atua na coordenação do Grupo de Trabalhos de "Sistemas Partidários e Partidos" da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais - ANPOCS e na atual diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é também mestre e doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. Suas áreas de atuação nas atividades docentes e de pesquisa estão voltadas para representação política, comportamento político: partidos e eleitores, e opinião pública.

Tadeu Veneri

Está no seu segundo mandato como deputado estadual. É filiado ao PT desde 1988 e começou sua carreira política como vereador em Curitiba, em 95. Como primeiro suplente do PT, Veneri cumpriu dois anos de mandato. Em 96 e 2002, foi reeleito para a Câmara Municipal de Curitiba. Em 2002, foi eleito deputado estadual. Em 2006, foi reeleito. Ex-funcionário do Banco do Brasil começou sua militância política no movimento sindical. Seus mandatos parlamentares foram construídos nas lutas populares e sindicais e no compromisso com a defesa da classe trabalhadora. Atuou em todo o estado, na década de 70, ajudando na organização dos trabalhadores e na construção da oposição sindical dos bancários em vários municípios do interior.

O Papo Universitário é um projeto que visa promover o desenvolvimento do senso crítico do público jovem sobre assuntos em evidência na atualidade. O formato de uma roda de debates possibilita acima de tudo a troca de informações, aproveitando a opinião do jovem e valorizando o caráter colaborativo na construção do conteúdo das discussões.

A inscrição é gratuita. Todos os participantes receberão certificado correspondente a um curso de 4 horas. As vagas são limitadas. Garanta já a sua participação!


Realização: Gazeta do Povo Patrocínio: Puc-PR Apoio: Instituto RPC


Blog a Noite Toda de Luigi Poniwass

Estimados boêmios, peço licença para fugir um pouco das nossas elucubrações noturnas, para um assunto um pouco mais... profundo: convidá-los para o próximo Papo Universitário, que rola na quarta-feira, dia 24, a partir das 19h30, no Teatro Paiol. Não porque eu sou o mediador, tipo um dublê de aprendiz do Serginho Groisman, mas porque esta edição será nitroglicerina pura. A começar pelo tema: a impunidade, sintetizada no mote “Poder Acima do Bem e do Mal. Político Pode Tudo?”.


Tenho certeza de que muitos de vocês devem estar engasgados com os sucessivos escândalos em todas as instâncias do poder, da Câmara Municipal ao Congresso, incluindo os gafanhotos da Assembleia paranaense, as falcatruas na Câmara Federal, a máfia do Senado com seus atos secretos, a farra das passagens aéreas e a monstruosa pizzaria tocada pelos políticos que deveriam investigar os seus pares. Impunidade que alimenta o sentimento de onipotência e a arrogância desenfreada de muitos “representantes do povo”, que constroem castelos, “se lixam” para a opinião pública, furam praças de pedágio e dirigem embriagados e/ou com a carteira cassada.


Divulgação

Divulgação / O professor Roberto Romano, convidado especial do próximo Papo Universitário.O professor Roberto Romano, convidado especial do próximo Papo Universitário.

A segunda boa razão para você aparecer lá no Teatro Paiol na quarta-feira é o nível dos convidados que vão debater o assunto com a plateia: Roberto Romano, filósofo, doutor em Filosofia pela Escola de Altos Estudos Sociais de Paris e professor titular de Ética e Filosofia da Unicamp; a cientista política e professora da UFPR Luciana Veiga; o renomado advogado criminalista René Ariel Dotti, professor da UFPR, presidente do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal e verdadeiro oráculo do Brasil na área; e o deputado estadual Tadeu Veneri, sempre lembrado como a pedra no sapato dos colegas não tão bem intencionados da Assembleia Legislativa do Paraná.


Ou seja, além de saber um pouco mais sobre as origens e os mecanismos dessa distorção de valores na classe política, você terá a oportunidade de ouro de botar a boca no trombone e dizer tudo o que pensa dos nossos representantes, na companhia de quatro notáveis quando o assunto é ética. Porque no Papo Universitário quem conduz o debate é a plateia, mais ou menos como no programa Altas Horas. Portanto, não dê mole: as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para participar, acesse este site. E apareeeeeeeeeeeeça!