quinta-feira, 21 de maio de 2009

Congresso em Foco. Mas recordemos TERCEIRO MANDATO É GOLPE.

20/05/2009 - 08h58 | Atualizada em 21/05/2009 - 07h29

Olho no poder: “Lulécio” está de volta

Eumano Silva*

Uma faixa estendida no fundo de um ginásio na cidade mineira de Salinas ontem (quarta-feira) pela manhã dizia “Lula e Aécio – parceria republicana para o bem do Brasil”. A manifestação aconteceu durante atividade do programa Territórios da Cidadania, do governo federal. Candidato ao Palácio da Liberdade, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, estava na solenidade.

Em Brasília, a oposição identificou movimentos de representantes do governo fedefal na direção de Aécio Neves. Os problemas de saúde de Dilma Rousseff estimularam a retomada de conversas sobre uma possível aproximação entre petistas e tucanos de Minas.

Nas ruas de Salinas, terra de boa cachaça, ouvia-se muito a expressão “Lulécio”.

20/05/2009
Uribe e o terceiro mandato

Os problemas de saúde de Dilma Rousseff abalam a sucessão presidencial. Lula voltou a se manifestar contra a possibilidade de um terceiro mandato, mas o movimento continuísta ganhou espaço político. Tem muita gente satisfeita com o atual estado das coisas.


Na Colômbia, o presidente Álvaro Uribe também diz não querer, mas ontem o Senado de lá aprovou mudanças nas regras que abrem as portas para mais um mandato.


Se o colombiano resolver aceitar, aumentarão as pressões dos aliados sobre Lula. A tentação do presidente brasileiro, também. As próximas semanas serão decisivas para se avaliar a possibilidade de Dilma permanecer na corrida ao Palácio do Planalto.


Na América Latina, os adversários de Hugo Chávez perdem o discurso contra a perpetuação do venezuelano se Uribe quiser ficar. No Brasil, a oposição ganha um problemão se Lula resolver se movimentar para mudar as regras e tentar governar mais quatro anos.