sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

É possível acolher os calouros de outro modo...Jornal da Unicamp

SAE divulga atividades para recepção de novos alunos da Unicamp

Edição das imagens:
Luís Paulo Silva e Everaldo Silva

SAE_Maria_Teresa_Rodrigues_e_Aline_290x240_.jpg

[18/2/2009] O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp já se prepara para a recepção aos calouros de 2009. Dia 26, considerado o mais importante da recepção – pois nesta data o aluno confirma, de fato, seu interesse pela Unicamp, os calouros receberão como presente uma foto de sua chegada à Universidade. A idéia é que a foto seja guardada para abrir o álbum de formatura, quando o aluno concluir o curso. “Os calouros de todos os campi serão fotografados para que tenham registro do início de sua história acadêmica”, diz Maria Teresa Moreira Rodrigues. Além da foto, os calouros receberão uma camiseta da recepção e um vale-alimentação para o Restaurante Universitário. Em Campinas, o estande de fotos estará instalado no Pavilhão Básico 2 (em frente ao Restaurante Universitário).

Durante a sessão de fotos, os alunos poderão conhecer o trabalho de alunos veteranos dos cursos de graduação e pós-graduação em Música da Unicamp. “São estudantes da Universidade que sempre colaboram com as atividades do SAE”, explica Teresa.

As atividades da Calourada são abertas aos pais e parentes de alunos, segundo Maria Teresa. A abertura oficial acontece dia 2, às 14 horas, em sessão solene, no auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp, no prédio do Ginásio Multidisciplinar. Neste evento, explica a professora, o SAE pretende passar duas mensagens importantes para os novos alunos: a importância da participação e da integração nas atividades e a motivação para terem uma postura importante em relação ao desperdício, à reciclagem e à responsabilidade social. “Passar no Vestibular da Unicamp não é fácil. É uma vitória, mas queremos que o novo aluno saiba, desde o início, que a sociedade o manterá aqui e, que além de um bom desempenho, ele precisa ter responsabilidade social para dar um retorno à comunidade.

A sobrevivência no novo ambiente de estudos requer atenção especial do acolhedor. As informações importantes para este início, de acordo com informações da coordenadora, estão nas três palestras que acontecem de 3 a 5 de março, no auditório da Biblioteca Central. No dia 3, sob o tema “Saúde mental dos estudantes universitários”, a psicóloga Renata Azevedo, coordenadora do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe), fala sobre os programas de apoio psicológico e sobre qualidade de vida. “Este é o momento em que muitos jovens saem de casa e, além disso, com as responsabilidades da vida acadêmica, e a palestra da doutora Renata é de grande importância neste momento”, explica Maria Teresa.

No dia 4, o coordenador da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, Luís Atílio Vicentini, apresenta a palestra “O Sistema de Bibliotecas da Unicamp: serviços e produtos na qualificação do ensino e pesquisa”.

Dia 5, Maria Teresa mostra o leque de atividades em que o aluno pode se inserir na Universidade a favor de seu desenvolvimento, na palestra “A Unicamp e seu desenvolvimento: oportunidade além da sala de aula”. A idéia é mostrar alternativas além das atividades acadêmicas. Ela acrescenta que o aluno não pode esquecer a importância da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade para seu desenvolvimento. Também serão passadas informações sobre intercâmbios, iniciação científica e outras atividades. “Quando eles chegam, não sabem de tudo o que a Unicamp oferece. Fazemos isso para que se tornem alunos participantes.” Como exemplo, ela cita os participantes do Trote da Cidadania, que acabam desenvolvendo habilidades que ultrapassam a sua área de formação. “Eles ganham uma formação a mais. Acabam desenvolvendo um espírito de liderança, de trabalho em equipe, de gestão e de empreendedorismo”, comenta.

Aumento do número de cursos, desenvolvimento tecnológico, reflexão sobre as edições anteriores da calourada... São vários os aspectos que exigem a reformulação da recepção anualmente. A cor verde da camiseta inspira a responsabilidade social, com a preservação ambiental; a visualização crescente dos números que compõem 2009 significa crescimento e as faixas irradiando para fora das mangas da malha significam a irradiação de conhecimento. “Tudo tem um significado, a cada ano”, explica Maria Teresa.

Integra Saúde – Outra inovação aconteceu na atividade dos cursos da área de Saúde. Este ano, no evento Integra Saúde, dia 27 de fevereiro, calouros de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Educação Física acompanharão as atividades de 13 centros de saúde de Campinas, supervisionados por veteranos. Nas unidades de saúde, eles participarão de atividades interdisciplinares, envolvendo temas específicos da área de Saúde, com o objetivo de conhecer a rotina do profissional dessa área.

Além de sua programação, o SAE apóia todas as atividades do Trote da Cidadania Integrado. “É um trabalho exaustivo e minucioso. Passamos as férias trabalhando. Então precisamos do suporte de um órgão da Universidade, e isso o SAE faz até além de suas obrigações”, diz Aline, coordenadora do Trote da Cidadania. Veja mais informações sobre o Trote da Cidadania no Portal da Unicamp.