sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De Paulo Araujo, a lembrança correta.

"O mito do Führer: como Hitler conquistou o povo alemão" de Ian Kershaw e publicado no Der Spiegel

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2008/02/03/ult2682u675.jhtm

70 anos de um discurso no Reichstag

Para lembrar e nunca esquecer

Neste discurso de Hitler a presença do elemento comum a todos os ditadores: a potência do egocrata.


O uso da propaganda é resumido pelo próprio Hitler, em seu discurso no Reichstag, em 28 de abril de 1939 (não consegui encontrar uma indicação de fonte segura para a passagem do discurso que está perto de completar 70 anos.)


"Pelos Meus Próprios Esforços” (ou, o triunfo da vontade; ou ainda, nunca antes neste país)


"EU superei o caos na Alemanha, (EU) restaurei a ordem, (EU) aumentei enormemente a produção em todos os campos da nossa economia nacional (...) EU tive sucesso em recolocar em produtividade aqueles 7 milhões de desempregados que tanto tocaram nossos corações (...) EU não apenas uni politicamente a nação alemã, mas também (EU) a rearmei militarmente, e (EU) tentei liquidar folha por folha aquele Tratado, cujos 448 artigos continham o estupro mais vil ao qual nações e seres humanos já tiverem que se submeter. EU devolvi ao Reich as províncias que nos foram tomadas em 1919; EU conduzi milhões de alemães profundamente descontentes, que foram tirados de nós, de volta à pátria; (EU) restaurei a unidade histórica milenar do espaço vital alemão; e (EU) tentei conseguir isto sem derramamento de sangue e sem infligir os sofrimentos da guerra ao povo ou a qualquer outro. (EU) realizei tudo isto, como alguém que há 21 anos ainda (EU) era um trabalhador desconhecido e (EU era) um soldado do povo, pelos MEUS próprios esforços..."


Hitler, o homem do povo, filho de mãe também nascida analfabeta e que veio ao mundo com a missão divina de salvar o povo.