sábado, 24 de janeiro de 2009

A polêmica sobre a verdade e as fotos. Vale a pena passar por Iwojima, URSS, etc.


Matéria do (excelente) Blog Images Et Visions

http://imagesvisions.blogspot.com/

Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

Documentário questiona a autenticidade da célebre foto de Robert Capa

Foto de Robert Capa. “Morte de um miliciano”. Espanha. 1936.

Uma das mais emblemáticas imagens da Guerra Civil espanhola poderia ser teatralizada. A foto “Morte de um miliciano” pode não ser aquilo que parece, um exemplo chocante da morte ao vivo. Lançado esta semana, o documentário espanhol “Sombra del iceberg”, de Hugo Doménech e Raúl M. Riebenbauer, questiona se a célebre foto de Robert Capa foi efetivamente real ou se sofreu algum ajuste. O documentário põe em dúvida se o fotógrafo realmente captou o exato momento. E essa não é a única coisa que está em causa, depois de dois anos de investigação, o filme garante que o soldado morto não foi Federico Borrell, como foi identificado pelo historiador Mario Brotons. O que ninguém pode duvidar é que Capa empunhou sua câmera e que seu disparo foi rápido e certeiro. Verdade ou mentira, há 72 anos em Cero Muriano, o fotógrafo imortalizou a morte.
Veja um trecho do documentário: Aqui

***********

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2009

Quando Lênin deixou os companheiros Trotzky e Kamenev fora da foto

© Foto do acervo Museu Nacional de História. Na imagem acima o líder soviético Lênin no palanque com Kamenev e Trotsky...

...que mais tarde foram removidos da fotografia quando se tornarem adversários de Stálin.

Os meios de imprensa e regimes totalitários sempre usaram a força das imagens para manipular a opinião pública. Na foto acima, de autor desconhecido, pertencente ao acervo Museu Nacional de História, vemos o líder soviético Lênin com seus companheiros Kamenev e Trotzky. Mais tarde, quando se tornaram adversários de Stálin, a foto foi adulterada pelo regime para que eles ficassem de fora.